quinta-feira, 6 de abril de 2017

ATIVIDADE: Capitalismo ou Socialismo, qual é o melhor sistema para o Brasil?




Deixe sua opinião (fundamentada), nos comentários, sobre qual sistema deve ser aplicado ou mantido no Brasil.


Argumentos bem elaborados valem (0,5), esta pontuação será somada na nota mais baixa de provas ou trabalhos realizados no 1º Bimestre (EBB Raulino Horn) ou 1º Trimestre (Colégio São Paulo).

Cabe ao aluno obrigatoriamente registrar qual escola frequenta e a turma respectiva!!!

Bons estudos!!!

Abraço do Prof. Anderson

96 comentários:

  1. Escola: E.E.B Raulino Horn.
    Aluno: Erick Schnorrenberger.
    Ano: 2° ano 3.

    Para buscarmos uma resposta para essa desavença, precisamos entender primeiro o significado desses dois sistemas econômicos totalmente diferentes:
    CAPITALISMO: sistema fundamentado no mercado e produção industrial irrestrita, na propriedade privada e na aquisição de lucros;
    SOCIALISMO: baseado na busca pela igualdade econômica entre toda a população, não havendo classes sociais e a propriedade sendo totalmente do estado, ficando a população à mercê do governo.
    Através de pesquisas, consegui ver um exemplo muito bom dado por um professor que explicava um pouco sobre porque o socialismo não funcionaria: Havia um professor de geografia estadunidense que nunca havia reprovado um aluno sequer na vida, no entanto, uma turma um dia, insistiu com ele que o socialismo funcionava, se opondo ao professor, e ele, inteligentemente, decidiu fazer uma experiência com eles, que concordaram - Em todas as provas, trabalhos e atividades que seriam feitos a nota de todos seria a mesma, sendo a média aritmética de todas as notas, ou seja, ninguém receberia nota A. As primeiras notas foram boas, alternando entre B e C, no entanto, os esforçados se matavam estudando, enquanto os preguiçosos e malandros se aproveitavam deles, pois sabiam que teriam uma boa nota do mesmo modo. Aos poucos as coisas foram mudando, os esforçados não estudavam mais pois os outros só se aproveitavam, e as desavenças foram crescendo, palavrões, insultos e ameaças percorriam toda a sala, assim como as notas, que foram decaindo até chegarem às piores notas...No fim do ano, todos reprovaram, e o professor lhes disse no último dia de aula que era por isso que o Socialismo não funcionava: era impossível multiplicar a riqueza dividindo-a, sempre haverá uma classe dominante e corrupção por todos os lados, infelizmente.
    Por isso, penso que o capitalismo é melhor, mesmo havendo muita disparidade social e injustiças e encerro minha explicação compartilhando uma mensagem de Winston Churchill: "A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas, a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias."

    ResponderExcluir
  2. EEB Raulino Horn
    Aluna: Lara Fabian de Lima Marques 1º (2) E.M

    Vivemos em um mundo onde as informações circulam em uma velocidade cada vez maior, é possível vermos paisagens, mesmo em locais diferentes, ou então as notícias, elas rolam em questão de segundos, em tempo real. E isso cada vez irá aumentar, pois as inovações nunca param, a tecnologia vem se avançando mais e mais, e isso torna um mundo mais eficiente, mais produtivo.
    O capitalismo nada mais é, do que, um sistema socioeconômico em que os meios de produção e o capital são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Vemos que existem muitas desigualdades, como por exemplo, as sociais, onde estão presentes em todo o mundo, e isso ocorre devido à má distribuição de renda, incentivo do consumismo, a falta de uma educação de qualidade, oportunidades no mercado de trabalho, entre outros. Mas também é um sistema onde gera o seu lucro, incentiva a produção, a imaginação, a inovação etc...
    Já o socialismo prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, onde não “existe” a propriedade privada e as classes sociais. Onde é controlado pelo Estado, não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção, existe a igualdade tanto jurídica quanto econômica. Em compensação, ela não gera riqueza, ou se gera, é pouca, e principalmente existe pouco incentivo ao desenvolvimento e a produção.
    Vemos, que em ambos existem os pontos positivos e negativos, mas em meu ver, o capitalismo é melhor, ou pelo menos mais eficiente, considerando os dias de hoje, é um sistema onde você pode escolher melhor sua “forma de vida”, o que quer consumir e também como você vai trabalhar, viver em diferença pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, em um mundo de inovações, criatividade, entre outros, quem tem, se destaca.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. EEB Raulino Horn.
    Aluna: Suelen Januario 1º ano 02 E.M.
    O capitalismos e o Socialismo são dois sistemas socioeconômicos muito distintos que, desde o seu surgimento,enfrentam diversos conflitos por conta de tão grandes diferenças. Como todos sabemos o capitalismo hoje está presente na maior parte do planeta, principalmente nos EUA (país pioneiro nesse sistema), sua principal característica é a divisão da população em classes sociais, a propriedade privada e a economia de mercado. Já no socialismo todos possuem o mesmo direito, vivem em condições igualitárias, todos possuem direito do que produzem,o estado comanda a economia e ninguém mais, ou seja eles que controlam o preço dos produtos e os salários.
    Porém, como em qualquer sistema socioeconômico existem prós e contras, aqui não é diferente. O capitalismo nos traz uma liberdade de expressão insubstituível, nos traz revoluções econômicas, tecnológicas e humanas, afinal ao adquirirmos esse sistema estamos em revolução com nós mesmo o tempo inteiro; nos proporciona uma demanda de produtos infinita. Porém essa completa revolução "insaciável", podemos assim dizer, traz aos países que o adquire uma grande competição interna, uma corrida pelo dinheiro, pessoas vivem suas vidas em função de capital e esquecem de si mesmas, a sociedade dividida em classes permite grandíssima desigualdades o que gera diversos conflitos civis.
    Já no socialismo, com o comando direto do governo, podemos observar uma população mais "civilizada", todos possuem os mesmos direitos, sem vantagens ou trapaças, os países são mais bem organizados, porém como esse comando direto traz pontos muito bons, também traz pontos ruins, afinal as pessoas perdem o direito de se expressar, as vezes não são devidamente reconhecidas e não podem decidir o que farão da própria vida em alguns casos.
    No Brasil o sistema socioeconômico é o capitalismo, porém, na minha opinião, haveria de existir uma junção desses dois sistemas para que o país garantisse um futuro promissor. O país necessita de um controle mais severo do governo, porém precisaríamos de um governo mais honesto, teríamos uma sociedade livre de vantagens e muito menos de trapaças, porém não podemos ficar sem nosso livre arbítrio, entretanto como isso não é possível, acredito que o capitalismo é o melhor sistema para manter a organização do país, trazendo cada vez mais tecnologias, urbanização, mais exportações etc.

    ResponderExcluir
  5. Escola de Educação Básica Raulino Horn.
    Aluna: Aline Sebold
    Série: 2 ano 01 - EM.

    Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.Ele se baseia no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana.
    Eu penso que o capitalismo é importante, porém, no país em que vivemos, o Socialismo deveria ser mais aplicado, pois se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.

    Indaial, 08 de abril de 2017.

    ResponderExcluir
  6. Luana Gabriela Cerutti
    E.E.B Raulino Horn
    1° 05 (vesp.)
    Em minha opinião acho que no Brasil deveria permanecer o capitalismo e o socialismo... Mas sem as fraudes,temos muitas diferenças nas classes econômicas.
    O socialismo, é umas das melhores coisas para o Brasil na real, pois precisamos ter lucros e ter uma boa sociedade! A maior parte da sociedade fica de recanto esperando na ilusão de ter um país melhor.

    ResponderExcluir
  7. E.E.B.Raulino Horn
    Aluno(a): Elizandra R. Matias
    turma:3° 01 matutino

    Socialismo e capilicialismo, cada um com suas características diferentes. E foi essa diferença entre os dois que começou uma grande disputa.
    O capitalismo, que está na maioria dos países inclusive nos Estados Unidos, onde a economia é baseada no comércio.E o socialismo o governo providencia o que as pessoas precisam e não à divisão de classes, porém limitam o que podemos fazer.
    Minha opinião é que o socialismo é melhor que o capitalismo para o nosso país, pois com o sistema que está, já esta ruim imagina então se mudar. Não sou a favor do socialismo e nem do capitalismo pois ambos melhora em uma parte e piora em outra, por exemplo, no capitalismo à divisão de classes sociais onde as pessoas não tem os mesmo direitos, já o socialismo o governo faz o que quer com as pessoas, poem limites em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Escola de Educação Básica Raulino Horn
    Aluna: Jaqueline Madalena Rosembach
    Série: 1°(2)

    Antes de julgar qual dos dois sistemas seria melhor para o Brasil, temos que conhece-los.
    Capitalismo: O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.
    Socialismo: Socialismo é uma doutrina política e econômica e que se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
    Agora sim, podemos começar. Ao redor do mundo ainda há pessoas que vivem em mundo capitalista mas prefeririam um país socialista. Eu não sou uma delas. Na maioria das vezes essas pessoas não reconhecem que em um sistema socialista, mesmo que por exemplo, uma pessoa trabalhando 4 horas por dia iria ganhar teoricamente o mesmo que uma pessoa que trabalhasse 8 horas por dia, em quaisquer profissões. Se tivéssemos uma afirmação a fazer do sistema socialista seria que “não existe” classes sociais.
    Na minha opinião o capitalismo continua sendo o melhor sistema para o Brasil, mesmo que haja desigualdade em certas áreas, uma pessoa faz por merecer, até porque eu não acharia justo que um aluno que estuda e se dedica tirasse a mesma nota que aquele que não faz nada disso. Nos Estados Unidos por exemplo quem reina é o sistema capitalista, Alemanha, Inglaterra e em outras potencias mundiais também, e mesmo havendo classes sociais, não são países com situações precárias. Talvez o que esteja errado no Brasil é a forma de governo, quem governa. No capitalismo cabe a você escolher a sua forma de viver, quanto mais você se dedica melhor é!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Escola: Colégio São Paulo
    Aluna: Maria Luisa Rozza
    Série: 3º ano e.m

    O capitalismo nada mais é do que um sistema sócio-econômico em que existe a propriedade privada ou seja indústrias, terras, dinheiro , os bens tem dono.
    A grande desvantagem do capitalismo é a desigualdade que ocorre entre as classes sociais. O Brasil é um país capitalista, mas afinal não seria justo as pessoas trabalharem para um bem comum como acontece no socialismo, sabendo que grande parte da população não faria muito esforço sabendo que teria os mesmos direitos iguais para todos.
    Acredito que o país deva continuar capitalista, pois ao meu ver ainda é a melhor opção sócio-econômica, a ambição do homem tem impulsionado a economia desde os primórdios e o ser humano por si já é capitalista. O capitalismo oferece a cada um a oportunidade de ter algo que conquista por seu próprio esforço e essa ambição é saudável embora pareça egoísta.
    O crescimento econômico do Brasil deve-se ao capitalismo, consumismo gera demanda de bens, o que reflete em empregos e produção industrial e consequente progresso e riqueza do país...

    ResponderExcluir
  11. Escola de Educação Básica Raulino Horn
    Aluna: Ana Laura Radunz
    2º ano 1 - Matutino.

    Penso que o melhor sistema para o Brasil seja o capitalismo, pois apesar de possuir consigo grande desigualdade social, torna possível o crescimento econômico de um indivíduo de acordo com seu próprio esforço, automaticamente provocando crescimento na economia do país. Enquanto no socialismo, não haveria esforço de parte da população, gerando uma certa injustiça, onde muitos ganhariam sem mérito. Como citado no vídeo aula do professor Silvio Matos (https://www.youtube.com/watch?v=coQGkYk0YiU), de acordo com Adrian Rogers, "para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber".
    Portanto, o capitalismo se torna mais conveniente, apesar dos diversos pontos negativos, pois o mesmo motiva o cidadão à trabalhar e obter suas próprias conquistas, fazendo com que a economia esteja em constante movimento.

    ResponderExcluir
  12. Escola de Educação Básica Raulino Horn
    Aluno: João Vitor Antunes
    2° ano 01 - Matutino

    Penso que o melhor sistema para ser implantado no Brasil é o capitalismo, pois ele é focado no lucro podendo haver um aumento significativo na economia do Brasil. Neste sistema os lucros são repassados para os proprietários que vão investir em empresas, e essas empresas vão pagar o salário para os trabalhadores.
    O capitalismo pode gerar ainda mais lucro quando há meios tecnológicos e sociais para acumular capitais.
    Mesmo que o capitalismo possua uma grande desigualdade social ainda penso que é o meio mais lucrativo para o Brasil, podendo ocorrer um grande rendimento geral na economia de um país.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. E.E.B.RAULINO HORN
    Aluna: Janaina Zanis
    Série: 1° ano 05 vespertino

    Primeiro temos que tomar como base que ...

    Capitalismo nada mais é que: O sistema econômico cujo objetivo principal é o lucro, tendo como base as empresas privadas e a livre concorrência.

    E Socialismo: doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privadsa e das classes sociais.

    Em minha opinião, o Socialismo deveria ser implantado no Brasil pois

    Capitalismo - Ricos ficam mais ricos e pobre mais pobre, havendo muito desigualdade social

    Socialista - Tenta diminuir essa diferença ...

    Apesar de não acreditar que esse sistema funcionaria no Brasil, o melhor seria a socialista, que busca a igualdade entre as classes sociais, diminuindo a pobreza, e podendo cumprir mais o DH (direitos humanos), tendo seus direitos básicos, como uma moradia, alimentação, vestes, etc.

    ResponderExcluir
  15. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Gabriel Haelsner
    2º(5)- Noturno

    Bom, em minha opinião, cada país decide o que deve ser melhor para si, mas no caso do Brasil, um pais de corruptos, de salafrários, o que deveria ser mantido é o socialismo, pois nesse caso, não haveria tanta desigualdade social, mas, isso não daria certo, como nós já vimos na prática.
    O Brasil está passando por momentos difíceis, já nos recuperamos muito, mas ainda há muito a ser mudado, o capitalismo por seu lado, faz com que a população trabalhe, e gaste todo seu salário em impostos, porque o governo só sabe fazer isso, cobrar impostos, então em minha opinião, acho que nenhum dos dois sistemas, funcionará no Brasil, pois a população, não tem cabeça pra decidir absolutamente nada.

    O Socialismo, ajudaria a diminuir a pobreza, mas também, ajudaria a população se revoltar, pois independentemente de seu cargo, cada pessoa do Brasil, receberia a mesma quantia em salário.

    O Capitalismo, ajuda a população á ficar cada vez mais pobre, ajuda na falência de muitas empresas, tudo por causa das altas taxas de impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tome cuidado quando for "xingar" em texto, temos direito de nos espessar, mas temos que ter consciência dss consequências, alguém pode se ofender e buscar os direitos na justiça.
      Abraço!

      Excluir
  16. E.E.B. Raulino Horn
    Marli Bertelli
    1° ano 04

    Na minha visão, o capitalismo ainda é o melhor sistema econômico para o Brasil. Obviamente, ele tem muitas desvantagens como a desigualdade social, os altos preços dos produtos e a exploração do trabalho, mas ele tem muitas vantagens também, como a liberdade de expressão, o avanço nas tecnologias, o crescimento econômico do país, entre outras coisas.
    O socialismo em teoria é muito bom: igualdade a toda população. Mas aplicado ele apresenta diversos problemas quando aplicado, como a falta de liberdade e de democracia, a falta de novas tecnologias, o controle excessivo do governo com os cidadãos, etc.
    Principalmente aqui no Brasil não poderia ser implementado esse sistema, pois na maioria das vezes nosso governo é corrupto e incompetente, e colocar todo o poder nas mãos dele traria muito prejuízo a todo o país. Então reforçando a ideia inicial: mesmo com muitos defeitos, o capitalismo é o sistema que mais funciona aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Escola de Educação Básica Raulino Horn.
    Aluna: Debora Cristina Kunzer Petri.
    turma: 1º 03 turno: Vespertino

    Muito se discute sobre o capitalismo e o socialismo, porém são dois sistemas políticos e econômicos que muito se fala quando o assunto é diferença, cada um com suas características distintas.
    Entretanto, a principal ideia que as pessoas tem do capitalismo é a divisão de classes, mas também podemos pegar outros aspectos como o lucro, a economia de mercado e propriedade privada.
    Já no socialismo podemos pegar aspectos totalmente diferentes, os principais é que nesta forma de governo não existe uma sociedade dividida em classes, ou seja, todos têm o mesmo direito e todos vivem em condições igualitárias, outro aspecto é meio de produção socializados, todos têm o direito no que produzem, então tudo o que o estado arrecada as pessoas tem o direito de receber, e o estado que controla e economia, fazendo que ele próprio controle os salários e os preços, bem diferente do capitalismo que é controlada pelas próprias empresas.
    Percebemos então, que só de lermos estas diferenças já podemos imaginar que elas não se deram muito bem, ainda mais quando imaginamos que as duas principais potências da época adotaram um estilo de sistema diferente, de um lado os Estados Unidos adota o capitalismo e do outro a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas adota o socialismo.
    Nos países que adotaram o capitalismo com os Estados Unidos vemos uma economia baseada no comércio, aonde tiveram um grande salto na tecnologia, com uma grande variedade de produtos.
    Os países que adotaram o socialismo junto com URSS acreditava na igualdade de todas as classes, aonde também podemos encontrar um dos maiores pensadores que foi Karl Marx que defendia ideias anticapitalistas, mas após a Guerra Fria e a Queda do muro de Berlim o socialismo que era forte agora se torna fraco e só em alguns países que esta forma de governo continua (China, Cuba e entre outros.
    Conclui-se que em minha opinião o capitalismo é melhor que o socialismo, mesmo que ainda tenha muitas desvantagens, pois o socialismo é um tipo de sistema em que as pessoas não tem a sua própria liberdade de expressão, e a ideia de não ter mais diferenças entre as classes é bem difícil de pensar hoje em dia, pois sempre existirá uma classe que dominará outra, sem contar que achavam-se auto suficientes para não acreditarem em Deus, as pessoas não tinham nada para se apegar, não tinham uma expectativa de melhora de vida, de condição, viviam a mercê do estado.

    ResponderExcluir
  18. Colégio São Paulo
    Aluna: Ana Carolina Machado
    Série: 3º ano E.M.

    Vivemos em um Mundo de diversas classes sociais, diversas raças, diversas etnias e claro de muita diferença de opinião. Vivemos em um planeta onde o capitalismo se sobressai e assim se tornando consequentemente mais popular. Sabemos que indiferentemente de capitalismo ou socialismo, ambos possuem suas vantagens e desvantagens. Muito pode ser discutido, mas em minha opinião para o Brasil o melhor sistema ainda é o capitalismo. Para mim, este sistema nos da maior liberdade, além de se ter uma maior valorização em relação a profissões e cargos, onde consequentemente teríamos um maior esforço quanto a aprendizado e profissionalização. Claro que temos desvantagens, como a grande diferença de classes sociais, mas isso é algo que ainda podemos melhorar ao longo do tempo, porém entre as varias desvantagens que o capitalismo trás, em minha opinião ele ainda é o mais favorável ao Brasil, trazendo maior liberdade de expressão, maior valorização e maior lucro.

    ResponderExcluir
  19. Colégio São Paulo
    Aluna: Beatriz Feliciano Bachmann
    Série: 3º ano E.M.

    O Brasil vive no sistema capitalista, o qual permite que cada um comercialize seus serviços, podendo aprimorar ou até trocar experiências com os compradores.
    Penso que tanto o socialismo quanto o capitalismo têm suas vantagens, mas o Brasil já absorveu o sistema capitalista e vêm se adaptando. Certamente o socialismo preserva uma certa igualdade de direitos, o que pode ser visto como ruim quando vivemos num país como o Brasil, que assim como muitos outros, possui uma diversidade gigantesca em vários aspectos.
    Eu vejo que não funcionaria uma nova lei sendo aplicada, novos direitos e deveres sendo impostos e um novo sistema, o socialismo, reinando.

    ResponderExcluir
  20. Colégio são Paulo
    Aluna: Rafaela Felippi
    Série: : 3º ano E.M.

    Atualmente, o Brasil é um país capitalista. Por diversos fatores, um deles seria pela população, onde se encontram diversas diferenças no setor econômico, e pelas diferenças de salários ou de ganhos por determinado trabalho. Em minha opinião o sistema que está sendo utilizado nos dias de hoje é o mais correto para nosso país, pois temos uma maior liberdade no setor econômico, mobilidade social e tendo a escolha de: trabalhar o necessário para ganhar o necessário. Lembrando também, que o estado não interfere ou controla o mercado, e sim, apenas "ajuda" de certa forma para obter uma progressão de uma forma geral.

    ResponderExcluir
  21. E.E.B Raulino Horn
    Julia Atanasio dos Santos
    3º ano 01 - E.M

    Ao meu ver, seria interessante se o sistema socialista funcionasse no Brasil, pois nesta forma de governo todos tem os mesmos direitos e todos vivem nas mesmas condições, tudo que o estado arrecada as pessoas tem o direito de receber e o estado controla a economia, e não as empresas como acontece no capitalismo.Entretanto, o capitalismo é um sistema que esta presente na maioria dos países, o capitalismo tem a sua parte boa, que são os lucros e a economia de mercado, mas também tem a sua parte ruim, que são as divisões das classes. Na minha opinião o melhor sistema para o Brasil seria o socialismo, mais infelizmente não temos pessoas honestas e nem administração correta para estabelecer este tipo de sistema, o que é uma pena, vendo que o Brasil poderia ser um país desenvolvido se não fosse mal administrado, e acredito que o capitalismo contribui para o nosso país estar no estado que está.

    ResponderExcluir
  22. Colégio São Paulo
    Aluna: Eduarda Tambosi
    Série: 3º ano E.M.

    O Brasil é um país capitalista, e eu acho que este sistema é o mais favorável atualmente, pois ele estimula diretamente a produtividade da economia, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo, traz maior liberdade de expressão, maior valorização e maior lucro. Possui desvantagens também como a grande diferença de classes sociais, entre outros. Porém ainda é mais viável que o socialismo, onde não é visado o lucro, as empresas estatais não conseguem investir em novas tecnologias e com o passar do tempo, tornam-se incapazes de atender a própria demanda, etc.

    ResponderExcluir
  23. Colégio São Paulo
    Aluno: Rui Knop Júnior
    3 ano EM

    O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional.O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica. No entanto, o país pode ser classificado como semiperiferia.

    ResponderExcluir
  24. O Brasil é um país capitalista porque o povo que trabalha no nosso país ganha quantidades de dinheiro distintas uns dos outros e a maioria das empresas são privadas ao contrario do socialismo .Isso é bom porque o Estado não controla o mercado, apenas o ajuda a progredir independentemente o que faz ele gerar mais renda pra todos nós .Além do mais o lucro típico do capitalismo incentiva o povo a trabalhar e a produzir cada vez mais gerando mais renda e movimentando a economia da sociedade. Por outro lado, acho que o Brasil deveria ser um pais socialista, pois assim não haveria distinção entre classes, pois todos nós seremos donos dos nossos próprios meios de produção.
    Aluna: Camila Splieter 3° ano01 /EM
    E.E.B.Raulino Horn - Matutino

    ResponderExcluir
  25. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Luis Felipe Barcelos
    1º ano E.M

    Tanto no Brasil como em outros países o socialismo não funcionaria, pois, na ideologia de Karl Marx e Friedrich Engels do livro "o Capital" que aborda uma sociedade igualitária e que siga padrões daria muito certo na teoria mas, de certa forma seria um injusto modo de se viver. o capitalismo é muito desigual classificando a sociedade em classes sendo alta, média e baixa. Vemos o seguinte exemplo de como funcionaria o socialismo no Brasil:
    Uma turma de 10 alunos, 9 são dedicados e o único que não leva à sério os conteúdos passados pelos professores, sempre será carregado pelo resto da turma que estuda. O modo mais simples de se representar essa "carregada" seria uma prova; Todos os 9 alunos tiram 10 na prova, apenas o que não se interessa tirou 0, então essa nota seria dividida pelo número total de alunos e seria a mesma nota para a turma toda. Aí vemos a igualdade social de uma forma representativa mas de outro lado seria injusta pois, que se dedicou e fez muito mais recebe o mesmo tanto que o que não faz nada.

    Meu ponto de vista seria o contínuo do capitalismo no Brasil, mesmo com as classes muito dividas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a sua turma?
      Tome cuidado com a colocação de algumas expressões.

      Excluir
  26. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Ana Paula Lemonie Schwinden
    Turma: 3º ano 01

    Os dois sistemas são "ultrapassados", tendo em vista que o capitalismo oscila muito e o socialismo é uma forma utópica, podemos ver isso com os países que instauraram o socialismo, mas não obtiveram resultados satisfatórios. Temos outros modos de governo como o neoliberalismo e o anarquismo (que não são ideias tão novas assim), mas nenhum desses dois sistemas econômicos/políticos foram colocados em prática por nenhum país, por isso não temos como tirar conclusões concretas a respeito deles. Voltando aos dois sistemas mais conhecidos (socialismo e capitalismo), o capitalismo tem alguns defeitos indiscutíveis, mas no meu ponto de vista é o único que pode ser posto em prática, pois o povo brasileiro (não todos, mas grande parte) sempre tenta levar vantagem, imagina se ganharmos o mesmo tanto que um médico sem precisarmos estudar por 8 anos, e sem termos casos de vida ou morte em nossas mãos todos os dias, esse é só um exemplo, mas mostra como algumas profissões seriam escassas, faculdades se tornariam "elefantes brancos", alguns serviços sanitários básicos não existiriam (pois ninguém trabalharia como gari, ou nos esgotos), tudo seria bem diferente e o caos hoje existente seria bem maior. O capitalismo tem sim injustiças em alguns âmbitos, mas você ganha pelo seu trabalho frente a sociedade, e não pelo que o outro faz.

    ResponderExcluir
  27. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Érica Thais Fossatti
    Série: 1º ano 2 (EM)

    O socialismo e o capitalismo são dois sistemas político-econômicos distintos.
    O socialismo visa a estatização, ou seja, o Estado tem poder absoluto sobre a economia. Este sistema tem como base dividir os meios de produção igualmente entre a população, para que não exista uma sociedade dividida em classes. No socialismo, não há desigualdades sociais e os índices de pobreza são baixíssimos, entretanto, os salários e preços dos produtos são definidos pelo governo. O mesmo tem total controle sobre bancos, fábricas e fazendas, tornando este sistema um regime político centralizado.
    Ao contrário do socialismo, no sistema capitalista existe a liberdade econômica, sem a interferência significativa do governo, onde o principal objetivo é a obtenção do lucro. Os salários são definidos pelo mercado, assim como os preços dos produtos, através da lei da oferta e procura. No capitalismo, investimentos nos setores da economia são feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada. Porém, a sociedade é dividida em classes, o que leva a grandes desigualdades sociais, principalmente em países em desenvolvimento.
    A meu ver, o capitalismo é o sistema ideal para o Brasil, por isso, penso que este deve ser mantido. Apesar das desigualdades sociais, no capitalismo todo homem tem, ou deveria ter, a chance de se tornar grande economicamente, receber salários de acordo com seu mérito e função exercida. Enquanto no socialismo, independente do mérito, esforço ou capacidade, o retorno individual será o mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Colégio São Paulo
    Aluna: Ana Isabel Chiarelli
    Série: 2º EM

    O capitalismo e o socialismo são dois sistemas políticos-econômicos totalmente opostos. No capitalismo, os meios de produção e distribuição, são de propriedade privada, e os lucros obtidos desta propriedade, são divididos entre os proprietário da mesma, os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas onde eles trabalham, sem interferência do governo nas administrações da mesma. O capitalismo se baseia no reconhecimentos dos direitos de cada indivíduo, com isso, o capitalismo é um dos sistemas mais populares, e consequentemente mais usados no planeta. Já o socialismo propõe a ideia de banir totalmente a propriedade privada dos meios de produção e o controle da economia passa a ser totalmente administrado pelo Estado com uma divisão igualitária da renda para todos os trabalhadores. Na minha opinião, o capitalismo é um sistema melhor e mais justo com o trabalhador e também com as empresas, pois nesse sistema as pessoas podem ser mais livres e conseguir adotar mais meios para melhorar a sociedade independente do governo, sendo assim, o capitalismo deve ser mantido no Brasil, para melhor economia e melhor administração, pois quem busca algo receberá algo em troca, já quem não busca nada, simplesmente, não receberá nada!

    ResponderExcluir
  29. EEB Raulino Horn
    3º ano 01- Matutino
    Keila Cristiane Martins

    O capitalismo vem sendo o principal modelo economico do mundo pois está presente em grande maioria dos países que se destacam por conta de sua avançada tecnologia e pode-se dizer que isso tem haver com o capitalismo, enquanto os países socialistas são vistos como ultrapassados pois não apresentam grande economia, mas esses esteriótipos estão um pouco ultrapassados. Mesmo grandes países como EUA que é capitalista, a taxa de obesidade são altas, o sistema de saúde é privado, ou seja, nem todos tem acesso a saúde, em outras palavras, mesmo sendo um país capitalista, não é um mundo incrível, não adianta ter a economia boa quando seus moradores e civis não vivem bem. Já nos países socialista sua casa não é sua, sua comida, não é sua, é do Estado, todos são iguais, isso na visão de alguns pode ser algo ruim pois você não tem propriedade privada. Na minha opinião, o melhor modelo economico para o Brasil deveria ser aquele que atendesse as vontades de todos e não só dos mais ricos, e também deveriamos poder ter nossas coisas, ou seja vão ter que criar um novo modelo para dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  30. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Maiara Cristina Feuser
    Ano: 3º 01

    A respeito de qual sistema deve ser adotado no Brasil, penso que o Capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, na detenção do capital a uma minoria burguesa, na exploração do opressor sobre o oprimido, esse último representado pelos trabalhadores. Já o Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção e a centralização do poder pertencem ao estado, onde não existe a propriedade privada, ao contrário do capitalismo.
    Nas sociedades capitalistas, o elemento central da economia é o capital, que é investido no processo produtivo, com o objetivo de gerar lucro. Nos países capitalistas, há um grande desenvolvimento tecnológico, através da acumulação de capital. Por outro lado, nos países socialistas as desigualdades sociais são menores, pois os serviços básicos são garantidos pelo governo. Nenhum dos dois estilos é perfeito, cada um possui suas deficiências. Em relação ao meu conhecimento, no Brasil o sistema implantado é o capitalismo e em minha opinião, ele é melhor que o socialismo (mesmo que ainda tenha muitas desvantagens), mas o capitalismo, pode ter a vantagem de dar a chance de uma pessoa mudar sua situação econômica em função de suas habilidades. Já o socialismo é um tipo de sistema em que as pessoas não têm a sua própria liberdade de expressão, e essa ideia de não ter mais diferenças entre as classes é bem difícil de se pensar hoje em dia, pois sempre existirá uma classe que dominará outra.


    ResponderExcluir
  31. E.E.B Raulino Horn
    Aluna: Vanessa Pereira 1 E.M 04

    Capitalismo e Socialismo são dois sistemas econômicos diferentes, no capitalismo as pessoas têm a liberdade individual e a possibilidade de subir na vida devido a mobilidade social e a liberdade. O socialismo vem em sua essência com ditaduras sangrentas e opressoras, a história nos mostra as ditaduras da URSS e na China com milhões de mortos, atualmente temos a Venezuela, Cuba e Coréia do Norte como países socialistas, diariamente vemos noticias das pessoas passando fome e fugindo de países assim e isso mostra a insustentabilidade que é o socialismo.
    Eu acredito que o capitalismo é melhor e o socialismo é insustentável. Veja países hoje, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, todos comunistas. As pessoas fogem desses países Pra países capitalistas. Claro, o capitalismo é falho diversas vezes mas é melhor que o socialismo.

    ResponderExcluir
  32. ESCOLA DE ENSINO BÁSICO RAULINO HORN
    ALUNA: Flávia Gelinski
    1°ano 3

    Antes de qualquer opinião dada sobre o assunto é necessário conhecer um pouco sobre o capitalismo e o socialismo.
    Primeiramente, o capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas políticos-economicos. O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção dá sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como base ou objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
    Bom, pensando pelo lado humano, eu admiro muito o socialismo, o Brasil seria bem mais organizado. A convivência um com o outro seria mais justa, mas todos nós sabemos que na verdade não é bem assim, sempre um quer ter mais lucros, vivemos num país extremamente capitalista.
    O capitalismo (continua e acredito que continuará por um bom tempo),sendo o melhor sistema para o Brasil. De uma forma discreta e indireta o capitalismo incentiva o ser humano a crescer e ter mais capital.
    Com o socialismo o brasileiro iria se revoltar muito, e haveria muitas "disputas" internas, e de certo modo seria certo, por exemplo, eu sendo aluna acharia ruim alguém que não está nem aí pra nada, ter as mesmas vantagens que eu, ou seja ninguém gostaria em qualquer sentido.
    Infelizmente o Brasil está mal alicerçado, não tem bases firmes, sendo assim não tem possibilidade do sistema socialista ser adotado aqui no nosso país. Vemos cada dia mais e mais o capital como algo de extrema importância.
    Para finalizar e deixar minha opinião mais clara ou termino com um pensamento de Douglas S. Brauner. "Esse mundo nunca estará pronto para o verdadeiro socialismo ou capitalismo, é dá natureza humana ser individualista e social ao mesmo tempo. Ninguém quer igualdade, o que todos querem são vantagem, mas ocultam isto com uma máscara de solidariedade e justiça dizendo que desejam um mundo aonde todos sejam iguais, quando na verdade ele quer um mesmo rio de lama que ele, e trocaria está igualmente que ele "defende" apenas para poder estar "acima" de todos."


    ResponderExcluir
  33. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Gustavo Lorenzi
    Turma: 1°03

    O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.
    O Socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
    Na minha opinião o Capitalismo é melhor, afinal mesmo estando cheio de falhas e desigualdades ele é sustentável enquanto o socialismo não. O capitalismo não aumenta só o lucro de grandes empresas mas também movimenta a economia de um país.

    ResponderExcluir
  34. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Tainara Alves de Campos
    Turma: 1° 05
    Estes dois sistemas apresentam muitas diferenças, por serem totalmente ao contrário. Enquanto no capitalismo o governo interfere pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais.
    O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. É difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo. Outra limitação do socialismo é que estabelecer é muito complicado, e em vários países socialistas de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos.
    Na minha opinião, eu acredito que o capitalismo seria melhor. Com base, no que vemos no dia de hoje com tanta corrupção que temos. Como todo sistema, o capitalismo também tem suas desvantagens, como a desigualdade social, mas ainda acho que seria o melhor meio hoje em dia. Ganharia bastante lucros por diminuírem a corrupção e assim, aumentando a economia do país.

    ResponderExcluir
  35. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Luana do Nascimento Cassol
    3º01 Matutino

    No Brasil o sistema de governo é o capitalista, com desigualdade, com o controle maior concentração de bens nas mãos de poucos, com isso vem a fome, o desemprego, porque o capitalismo não é justo, ele pensa no crescimento de si apenas.
    E o Socialismo no crescimento geral na nação, para não haver desigualdade, para que todos sejam iguais, para evita ´´inveja``.
    E Hoje o que estamos passando no Brasil, de desigualdades em todos os aspectos, com caixa dois no governo, com tanto roubo, não está dando para confiar em ninguém, mesmo com o capitalismo estamos com tanta corrupção, será que com socialismo seria diferente? Porque ai o governo estaria por dentro de tudo e de todos, sabendo o que cada um estaria fazendo, com o capital voltado ao governo, assim mesmo poderia continuar havendo fraude, e controlando a mídia.

    ResponderExcluir
  36. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Maicon Diego Vergil
    Série: 1°(02)

    Você consegue construir uma cadeira sem ter as ferramentas necessárias? E se alguém oferecesse R$10.000,00 pela cadeira, você conseguiria construir uma cadeira sem ferramentas? Com alguém oferecendo R$10.000,00 pela cadeira, a vontade de trabalhar seria enorme, entretanto, sem ter ferramentas não é possível construir uma cadeira.
    As pessoas não trabalham não porque não querem, mas porque não há vagas de empregos para todos. Se houvesse vagas, ainda que o salário fosse baixo, trabalhariam. Para trabalhar e produzir, precisamos dos meios de produção.
    No socialismo, os meios de produção pertencem a coletividade. Os operários são também proprietários e quem administra é um político ou pessoa escolhida por um político. Os políticos são pessoas eleitas pelo povo, eles assumem compromissos para com os eleitores. Assim os eleitores-operários têm certo domínio. Podem pedir ou exigir dos políticos atendimento às suas necessidades.
    No capitalismo, os meios de produção pertencem aos grandes capitalistas. Eles não tem nenhum compromisso com a população desempregada. O único interesse deles é obter lucros e ficarem mais ricos. Se uma empresa é lucrativa e não gera empregos para a população, para os capitalistas está tudo bem. Os operários ficam numa situação de extrema submissão aos interesses dos capitalistas.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. e.e.b raulino horn
    aluno:kelvin eduardo schmitz
    1ºano2
    NA minha opinião,o capitalismo ainda é o melhor sistema econômico para o Brasil
    O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.
    O Socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenvolva mais seu comentário justificando a sua posição.

      Excluir
  39. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Luiz Ricardo Alberton Martins
    Série: 1º ano 2 (EM)

    Em minha opinião o capitalismo é melhor que o socialismo, mesmo que ainda tenha muitas desvantagens, pois o socialismo é um tipo de sistema em que as pessoas não tem a sua própria liberdade de expressão, e a idéia de não ter mais diferenças entre as classes é bem difícil de pensar hoje em dia, pois sempre existirá uma classe que dominará outra, sem contar que achavam-se auto suficientes para não acreditarem em Deus, as pessoas não tinham nada para se apegar, não tinham uma expectativa de melhora de vida, de condição, viviam a mercê do estado.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. E.E.B Raulino Horn
    Aluno: Henrique Ribas
    Série: 1º ano 2 (EM)
    O capitalismo nada mais é, do que, um sistema socioeconômico em que os meios de produção e o capital são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Vemos que existem muitas desigualdades, como por exemplo, as sociais, onde estão presentes em todo o mundo, e isso ocorre devido à má distribuição de renda, incentivo do consumismo, a falta de uma educação de qualidade, oportunidades no mercado de trabalho, entre outros. Mas também é um sistema onde gera o seu lucro, incentiva a produção, a imaginação, a inovação etc...
    Já o socialismo prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, onde não “existe” a propriedade privada e as classes sociais. Onde é controlado pelo Estado, não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção, existe a igualdade tanto jurídica quanto econômica. Em compensação, ela não gera riqueza, ou se gera, é pouca, e principalmente existe pouco incentivo ao desenvolvimento e a produção.
    Vemos, que em ambos existem os pontos positivos e negativos, mas em meu ver, o capitalismo é melhor, ou pelo menos mais eficiente, considerando os dias de hoje, é um sistema onde você pode escolher melhor sua “forma de vida”, o que quer consumir e também como você vai trabalhar, viver em diferença pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, em um mundo de inovações, criatividade, entre outros, quem tem, se destaca.

    ResponderExcluir
  42. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Claudia Maria Martins
    Serie: 1° ano 02 (E.M.)
    vou tentar explicar primeiro:
    Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e o capital são propriedade privada, ou seja, tem um dono.esse sistema trabalha muito com lucros.
    Socialismo é uma doutrina política e econômica que se caracteriza pela ideia de transformar a sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres, sendo assim sempre tentando ajudar os mais pobres, mas ai os ricos não curtem muito pois podem acabar se desvalorizando em certo sentido.
    Na minha opinião o melhor sistema para o Brasil é o Capitalismo pois o Socialismo é apenas algo que Marx criou para que pudesse haver uma Revolução Social.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. E.E.B. Raulino Horn
    Aluno: Ruan Luis Martins Roters
    Série:1º ano 2

    Primeiramente, para conseguir opinar ou dar um parecer sobre qual sistema econômico é melhor para nosso país, é necessário comentar a respeito de cada um dos sistemas em questão.
    Capitalismo e socialismo são dois conhecidos sistemas político-econômicos que são opostos. O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Estes dois sistemas apresentam muitas diferenças, pois são contrários. Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criar empresas privadas, porém dividindo a sociedade em classes desiguais. No socialismo o governo controla o que é necessário para a população. Uma desvantagem que podemos atribuir ao socialismo é que se torna complicado gerar negócios quando o governo possui controle e poder de decisão acima da população. Os sistemas econômicos em questão, cada um de sua maneira específica, estabelecem o capital e o poder: No entanto, no capitalismo, poder de poucos, e no socialismo poder do Estado. No Brasil, vivenciamos a todo o momento através da mídia ou nas ruas situações que retratam a corrupção, submissão de poder, discriminação social e racial, exploração, violência e miséria, pois são características atribuídas historicamente á nossa sociedade, fazendo parte da nossa história social e política. Sobretudo, pode-se dizer que todo sistema econômico apresenta os prós e os contras, sempre tendo quem possuirá o poder e o controle de cada sistema. Sendo assim, com base nas leituras analisadas, pude concluir que o melhor sistema econômico para reger nosso país é o capitalismo, embora tendo algumas falhas, ainda é o que melhor se adaptou à realidade humana e sua situação econômica de sobrevivência. Pois o sistema capitalista proporciona á população uma sociedade aberta a investimentos, criação de mercados, serviços e bens com fins lucrativos, além de gerar oportunidades para a introdução e aceitação tecnológica.

    ResponderExcluir
  45. E.E.B Raulino Horn.
    Aluno: Pablo Henrique Montibeller Loes.
    Série: 1º ano (2) EM.

    Bom, sabemos que o capitalismo é um sistema predominante no mundo inteiro com exceção de 3 países, este sistema tem como principal característica o fato de visar totalmente o lucro.
    Já o socialismo tem como principal método a extrema igualdade social e o desenvolvimento igualitário.
    Portanto em minha opinião o sistema ideal para o Brasil é o capitalismo. pois se trata de um país que tem muito a evoluir, seja economicamente ou tecnologicamente. E sabemos que o socialismo é um sistema "ultrapassado" com baixo índice de desenvolvimento. Por mais que o Brasil seja um caso serio a ser observado, devido a desigualdade social presente no país, o capitalismo se administrado corretamente leva à um nível de evolução muito alta.
    O capitalismo sempre foi motivo da maioria das guerras, sabemos que as guerras mesmo prejudiciais, também contribuem para um alto fator de desenvolvimento, muitas revoluções tanto tecnológicas quanto sociais foram resultado das guerras.

    ResponderExcluir
  46. E.E.B. Raulino Horn.
    Aluna: Maria Eduarda Frank
    Série: 1º ano (2) EM

    A muito tempo o capitalismo vem se mostrando eficiente e integrador entre as nações. Se o capitalismo tem seus pontos fracos acredito que com o tempo, e mobilizações populares, esse sistema vai a permanecer por muito tempo.
    Mesmo com todos os seus problemas, o capitalismo proporcionou uma coisa que não se viu em nenhum regime governamental anterior, uma chance de governar, mesmo que seja difícil conseguir.
    O socialismo é uma excelente intenção. Mas não havendo um sistema financeiro central, qualquer país viraria terra de ninguém e todas as guerras que já aconteceram por domínio de terras, aconteceriam novamente, e quem sabe desta vez em nível nuclear.
    Acredito que se nós termos uma forma de governo adequada e um sistema econômico muito mais de acordo com as atividades internacionais já estabelecidas.

    ResponderExcluir
  47. E.E.B Raulino Horn
    Aluna: Lívia Eduarda Hertel Rosa
    Turma: 1° ano (2)
    Primeiro de tudo:
    O Socialismo é:Um sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Todos tomariam parte na produção e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produção poderia ser equitativamente distribuída.

    O Capitalismo é: o sistema que mais se encaixou a modernidade, porém é visível que ele possui algumas falhas, desigualdades, desperdícios.
    Mas o capitalismo continua sendo o que mais se encaixa com a economia do Brasil. O socialismo não ia ser incaixado no nosso país, haveria revoltas por conta do salário "injusto" de profissões, mesmo que o movimento queria ir contra a desigualdade de salário, renda.
    O Brasil funciona "bem" com o capitalismo e vai continuar assim.

    ResponderExcluir
  48. Geórgia Antonielli Conti
    Colégio São Paulo
    3o ano
    O capitalismo é o melhor modo de comandar se for olhar para o lado econômico. O capitalismo se mostrou eficiente para grandes desenvolvimentos tecnológicos porém o que falha é que ele visa o capital, o dinheiro, o material, o lucro independente de quaisquer custo. Muitas vezes até mesmo causando estragos na parte social e humana. Já o socialismo destaca o ser e o social, demonstrando que todos merecem respeito, direitos e igualdade, algo que se torna apenas teórico no capitalismo atual. O interessante seria se houvesse um capitalismo mais democrático, com características socialistas, como respeitar e focar mais no social, no ser humano, pensando um pouco menos em lucros acima de tudo.

    ResponderExcluir
  49. Colégio São Paulo
    Aluna: Tais S. Staloch
    Série: 2º ano E.M.

    Tanto o capitalismo como o socialismo correspondem a tipos de sistemas político-econômicos. No capitalismo o objetivo principal é a acumulação de capital através do lucro, nele há liberdade econômica com pouca intervenção do governo. Já o socialismo baseia-se na socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes, neste sistema há muita intervenção por parte do governo, o mesmo controla os salários e os preços dos produtos. O Brasil é um país capitalista, e em minha opinião este sistema é o que deve ser mantido. Nele pode até haver classes sociais, porém no mundo há sempre pessoas que trabalham mais que as outras e se o Brasil fosse um país socialista muitas pessoas ganhariam menos do que elas realmente merecem, assim cada um ganha o que merece. No sistema capitalista quem batalha consegue o que quer, neste o governo não controla os salários e os preços, tanto as empresas quanto as pessoas são mais livres para controlarem e estabelecerem o que quiserem, assim sendo mais justo para todos.

    ResponderExcluir
  50. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Milena Grasmuk 3º 01

    Como já se sabe o capitalismo e o socialismo são sistemas totalmente diferentes, sendo o capitalismo um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos e o socialismo uma doutrina econômica que visa transformar a sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Obviamente o capitalismo já dominou o mundo e não é por menos, ele já se mostrou totalmente benéfico para o mundo trazendo toda essa onda de globalização e desenvolvimento tecnológico, penso que para o Brasil o capitalismo, mesmo com vários defeitos seria o melhor sistema, pois o Brasil tem muito o que crescer ainda, e creio que com o socialismo implantado, sendo tudo igual para todos o Brasil nunca sairia do lugar.

    ResponderExcluir
  51. Colégio: E.E.B Raulino Horn.
    Aluna: Talyta Gutierrez Galhardi de Queiroz.
    Ano: 3° ano 01 E.M.

    Capitalismo ou Socialismo, qual é o melhor sistema para o Brasil?

    O Capitalismo e o Socialismo não são sistemas político-econômicos recentes, pelo contrário, eles têm uma longa trajetória histórica. São opostos. Enquanto um, o Capitalismo, tem como objetivo: a obtenção de lucros, o aumento do rendimento, o Estado não controla o mercado, apenas o ajuda a progredir independentemente, o que faz ele gerar mais renda.
    O outro, o socialismo por sua vez, consiste em uma teoria, pratica social que propõe a apropriação publica dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais.
    O capitalismo é o mais vantajoso para o Brasil, ele movimenta a economia da sociedade; tem liberdade econômica; os salários são definidos pelo mercado, e não pelo governo; o preço dos produtos se dá pela lei da oferta e procura, sendo assim, o considero um sistema superior ao socialismo e o mais viável.

    ResponderExcluir
  52. Colégio: E.E.B Raulino Horn.
    Aluno: Kaê Guilherme Sehnem.
    Ano: 3º ano 01 E.M

    Capitalismo ou Socialismo?

    Ao longo da história onde se procriou a ganância humana, vemos claramente que o fundamentalismo do capitalismo sempre foi mais presente, desde os princípios da sociedade. O fundamento do lucro cresceu muito ao passar do tempo, e o capitalismo vingou de uma forma mais intensa, afinal, a "liberdade" de comércio que o sistema proporcionou agradou a maior parte da população. Porém há sempre uma parcela que acaba sendo desfavorecida, em qualquer sistema, em qualquer tipo de fundamento. Não há como agradar nem como financiar os desejos de todos. Porém no capitalismo, com o acréscimo de liberdade que o sistema "proporciona" é possível crescer de uma forma mais simples.
    Já no sistema socialista, onde a propriedade é privada ao governo, e onde não existem meios mais liberais para crescer, a facilidade do sistema quebrar ou falir é muito maior. Pois como tudo depende do governo, ele acaba ficando saturado de problemas, e sem soluções os problemas acabam se reproduzem, criando uma grande bola de neve. De fato que o socialismo traz consigo uma igualdade maior, porém é uma igualdade geralmente pobre e frustrante. Enquanto no sistema Capitalista, a desigualdade é maior, porém as oportunidades também são maiores.

    ResponderExcluir
  53. Colégio: E.E.B.Raulino Horn
    Aluno: Évelin Machado De Mello
    Ano: 1º05 E.M

    O sistema que deveria ser mantido no Brasil seria o capitalismo, pois, o socialismo seria uma igualdade que não se adaptaria para os modos de convivência dos brasileiros. Como por exemplo: O Socialismo teria uma vantagem de igualdade na divisão dos valores entre a população, porém sempre teria alguns que iriam trabalhar mais e ganhar o mesmo valor que aquelas pessoas que não fazem por merecer e recebem igual. O capitalismo em si, se divide em classes sociais que separam os ricos dos pobres, e que cada um recebe pelo que trabalha e pela posição que exerce em tal função.

    ResponderExcluir
  54. E.E.B. Raulino Horn.
    Aluna: Silmara dos Santos Andrade.
    Turma: 3º ano 01 EM

    Partindo do princípio de que o socialismo nada mais é do que o poder nas mãos do Estado, pode-se dizer que o socialismo é um sistema capitalista disfarçado. Por mais que haja a extinção da sociedade dividida em classes, tudo que for gerado ainda será para o Estado, pois ainda haverá uma elite. Portando, considerando o momento em que vivemos, para o Brasil é mais viável viver em um sistema capitalista, onde os cidadãos terão chances de crescimento pessoal e o país terá mais chances de crescimento econômico e político, o capitalismo gera competitividade, onde surgem inovações que serão úteis para o desenvolvimento do país.
    Historicamente falando, não é o momento para vivermos em uma mente idealizadora, o socialismo ainda é algo muito utópico, muito vago. Os ideais socialistas são bons, mas não para ser implantado em um país como o Brasil, pelo menos não na situação atual, para implantar um sistema como esse leva um longo tempo e é necessário que haja um desenvolvimento econômico grande, para que haja um bom aproveitamento do mesmo.

    ResponderExcluir
  55. E.E.B.Raulino Horn
    Aluna: Karina Fonseca Série:3ºano01

    O Brasil tem como sistema o capitalismo,na qual seu principal objetivo é acumular capitais,com isso surge o maior problema a desigualdade social,onde quem sempre sai ganhando é a classe alta,a fome e a pobreza são fatores decorrentes desse sistema, que diminuiu nesses últimos tempos.Os bens e o dinheiro torna-se algo de extremo valor,onde se preciso for é capaz de passar por cima do outro, sem pensa no próximo. O socialismo adotado em alguns países tem outra visão, fazer com que não haja diferenças de classes, e que os bens sejam de todos.
    O capitalismo faz com que o país cresça financeiramente, e continue se desenvolvendo em termos tecnológicos. O Brasil é um país que tem muito a evoluir e tem condições para isso.

    ResponderExcluir
  56. E.E.B Raulino Horn
    Aluna:Pâmela Selhorst
    Série:1°05

    Atualmente o Brasil vive no sistema capitalista, em que os meios de produção e o capital são de propriedade privada.
    O socialismo, de modo geral tenta fazer uma distribuição equilibrada de riquezas, com o objetivo de dar uma vida melhor e mais justa a todos.
    Penso que o “melhor”, seria o Brasil continuar no capitalismo, pois é o sistema que as pessoas já se acostumaram a viver. Talvez uma mudança grandiosa como essa afetaria o país todo. Teríamos que aprender a conviver com novas regras, e outras maneiras de viver.

    ResponderExcluir
  57. E.E.B. Raulino Horn
    Aluna: Cristiano José Bittencourt De Oliveira
    Serie: 3° ano 03

    Capitalismo x Socialismo

    Bom sei que atualmente o brasil vive em um sistema capitalista , sendo assim os meios de produção e também o capital são propriedades privadas, a questão e que para mudar do capitalismo pro socialismo seria muito forçado para as pessoas da sociedade brasileira se acostumar como esse novo modo de vida, seria mais fácil apenas adaptar/mudar o Capitalismo do que mudar pro socialismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprofunde e cite as fontes que auxiliaram a chegar a tal conclusão.

      Excluir
  58. Escola: Vida
    Aluno: Fala Galera Tutoriais
    Série: The Flash

    Capitalismo x Socialismo

    Acho que todos deveríamos ir para Marte

    ResponderExcluir
  59. Não se pode negar as contribuições do capitalismo em dado momento histórico, todavia, como bem explicado por Lindblom, apesar de aparentemente ilimitado, tal sistema encontra inúmeras barreiras, entre elas as ambientais e humanas. Para além disso, há o fato de que, contraditoriamente, ao passo que mais riqueza é produzida, aumenta a pauperização. O "moinho humano", definição utilizada por Lindblom para definir a situação gerada pelo capitalismo, onde os indivíduos são observados e valorados como meras engrenagens de um máquina.

    O socialismo, apesar de parecer utópico para a grande parte das pessoas (que além de não terem conhecido na prática outro sistema além do capitalismo, não buscam se aprofundar sobre o sistema, reproduzindo toda uma série de equívocos) é o caminho para a emancipação humana e para a redução da desigualdade fruto da sociedade de classes.

    ResponderExcluir